No mundo dos negócios, procurar soluções e diferenciais para destacar-se da concorrência é uma prática quase obrigatória. Atentar-se ao que é forte ou fraco pode ser um diferencial e a análise SWOT para consultório é a melhor solução. Mas você conhece esse termo do mundo dos negócios?

Essa técnica vem do inglês e cada letra tem um significado adequado ao mercado: (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats). No Brasil ela também é conhecida como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) e aplicá-la pode fazer a diferença no seu negócio.

Analisando a concorrência fica mais fácil aplicar a SWOT. Mas como realizar esse procedimento? É simples: levantamento de informações e pesquisas. Faça perguntas a si e as responda de forma sincera e que possam potencializar a sua análise. Separamos algumas que podem ser feitas em sua primeira análise.

 

Levantando os pontos fortes

Ao levantar os Pontos fortes (Strengths) tenha como referência os seus concorrentes. Se eles oferecem serviços de alta qualidade isso não é um diferencial e sim um requisito básico para nivelamento e competição. Esteja sempre um passo a frente, sempre atento ao que o mercado exige.

  • O que tenho como diferencial no trabalho que realizo?
  • Qual o destaque da minha equipe?
  • Que recursos especiais possuo e posso aproveitar?
  • Quais são os meus diferenciais?
  • O que a concorrência, minha equipe, clientes e os fornecedores acham que eu faço?

 

Analisando os pontos fracos

Já ao analisar os Pontos Fracos (Weaknesses), questione-se e responda questões como:

  • No que preciso ficar atento?
  • O que preciso melhorar?
  • O que posso evitar?
  • Possuo menos recursos que a concorrência?
  • Quais são minhas fraquezas identificadas pelos outros?
  • Quais fatores fazem que eu perca clientes no primeiro contato?

Sempre faça a análise sobre uma ótica interna e também externa. Seja realista e enfrente as adversidades agora antes que seja tarde demais!

 

Definindo as oportunidades

As Oportunidades (Opportunities) são aquelas que às vezes você pode ver como impossíveis de serem realizadas mas que podem trazer o resultado que você busca.

  • Quais são as oportunidades que posso identificar em minha cidade e região?
  • O que meus clientes desejam e/ou necessitam que posso utilizar para ampliar meus ganhos?
  • Como agregar valor aos meus serviços?
  • Quais são as tendências de mercado que posso aproveitar e incorporar ao meu favor?

As boas oportunidades podem trazer mudanças locais, tanto na forma de consumo, estilo de vida, hábitos, etc. Todos os aspectos devem ser observados e levados em consideração. Ao analisar as oportunidades e fraquezas é possível ver outros ângulos nos mercados ainda inexplorados. Esteja sempre atento!

 

Como destacar as ameaças?

Por último, mas não menos importante, as Ameaças (Threats) também devem ser analisadas do ponto de vista interno e também externo.

  • Que obstáculos (legislação, obrigações regulatórias, concorrentes) podem me prejudicar?
  • Qual o ponto forte do meu concorrente que é uma ameaça para o meu consultório?
  • Quais são as estratégias e diferenciais dos meus concorrentes?
  • Os requisitos exigidos para os serviços que ofereço estão mudando?
  • Estou acompanhando as mudanças tecnológicas?
  • Poderia qualquer um dos meus pontos fracos ameaçar o meu negócio?

Essas e inúmeras outras questões devem ser levadas em consideração ao aplicar a técnica. A análise SWOT para consultório analisa também a concorrência fazendo com que você consiga visualizar de forma mais clara o que pode ser feito para elevar o seu consultório ou clínica a um novo patamar. Para aplicá-la você deve fazer um quadro simples divido em quatro partes: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Dessa forma você consegue visualizar de forma mais clara tudo o que você tem ao seu alcance e também o que pode ser reavaliado.

Em cada espaço você deve escrever o que acha que corresponde de forma sincera e verdadeira para que a análise seja coerente e traga resultados tangíveis. Por exemplo, você vê como força do seu negócio a sua equipe de colaboradores e a localização mas como fraqueza a falta de estacionamento. Todos os detalhes devem ser levados em consideração pois são eles que fazem a diferença.


Matriz SWOT para consultório.

A análise SWOT para consultório proporciona uma nova forma de avaliar o seu negócio e sempre estar atento ao que seus concorrentes e mercado estão propondo. Sugerimos que essa análise seja sempre feita para que você sempre tenha em mãos as ferramentas para mudança e também o devido destaque e sucesso que almeja. Mas atenção! Ao aprimorar-se você também será objeto de estudo da análise SWOT por seus concorrentes. Esteja sempre um passo à frente e faça a diferença!

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