Seja para mandar uma mensagem, fazer uma chamada de áudio ou vídeo ou apenas ficar olhando os status, o WhatsApp faz parte do dia a dia de muitas pessoas. Mas você sabia que os brasileiros estão no topo do ranking mundial? Segundo a revista Exame (2019), o Brasil é o segundo país do mundo a utilizar mais essa rede de comunicação, com crescimento diário.

Atualmente diversas ferramentas facilitam e aproximam no trabalho de comunicação. É importante estar sempre em contato com as mídias interagindo e divulgando novidades da Odontologia e também do seu consultório, criando afinidade e interatividade não só com os clientes mas também prospectando novos.

O WhatsApp vem para dar um up no marketing digital no seu consultório, possibilitando que você tenha uma maior agilidade e otimização do atendimento.

Mas como essa ferramenta popular pode auxiliar no crescimento? Como começar a utilizá-la? Separamos algumas dicas para que você comece já a utilizar essa poderosa ferramenta de marketing.

1 - Tenha um número corporativo

Ao optar por um número corporativo de WhatsApp, o contato com o paciente fica ainda mais fácil, assertivo e dinâmico. Assim, ao mandar uma mensagem de confirmação de agendamento, troca de horários ou até mesmo institucional, o paciente irá ter a informação mais rápida na palma da mão e poderá salvar o número para outros tipos de contato, como ligações.

Dê preferência para a utilização da logo do seu consultório como a foto do perfil e na descrição coloque o horário de atendimento, informando em quais horários a pessoa será atendida por aquela rede social.

2 - Peça autorização

Uma mensagem de um número desconhecido no WhatsApp pode causar estranhamento em um primeiro momento. É importante pedir autorização ao paciente para enviar mensagens do seu consultório odontológico, materiais educativos e informativos, estabelecendo um vínculo e também uma comunicação mais próxima.

Dessa forma, o atendimento será mais otimizado e o trabalho irá fluir melhor.

3 - Nomeie um responsável pelo atendimento no consultório

Ao ter um colaborador como responsável pelo atendimento, ele poderá não só confirmar os horários com os pacientes, mas também responder dúvidas, confirmar agendamentos ou possíveis contratempos. Estabeleça um horário de atendimento duas vezes ao dia para que as outras atividades do colaborador não sejam atrapalhadas.

Utilize o aplicativo também no pós-vendas, agradecendo ao paciente por ter escolhido a sua clínica e abra a possibilidade para que ele faça sugestões ou até mesmo reclamações para a melhora do funcionamento de seu estabelecimento!

Mas atenção: a linguagem deve ser mais formal, livre de gírias e padronizada! Uma comunicação clara é assertiva sempre.

4 - Utilize o WhatsApp no consultório pelo computador

Utilizar o WhatsApp no celular é algo prático no dia a dia. Mas para contatos em grande escala, o contato por aparelho pode ser um pouco mais demorado, perdendo tempo em vez de ganhar agilidade.

Para facilitar esse trabalho utilize a extensão WhatsApp Web, que é uma ferramenta do próprio aplicativo que permite que você estabeleça a comunicação via computador. Dessa forma a concentração fica em uma única tela, essa maior, com teclado, mouse e outros confortos que permitem um atendimento melhor, rápido e eficiente.

Para se conectar, procure o leitor da extensão dentro do seu aplicativo de celular e então é só mirar na tela e conectar!

5 - Utilize o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um aplicativo com as mesmas funcionalidades do WhatsApp porém com destaque para perfis de pequenos e médios negócios, possuindo funções essenciais para o auxílio no marketing digital.

Através dele é possível realizar estatísticas de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas, a programação de envio de textos para os pacientes por meio de mensagens automatizadas e também ter um selo de conta certificada, para que as pessoas tenham certeza de que se comunicam com o seu consultório.

O WhatsApp Business permite que você adicione informações como apresentação do negócio, site, segmento de atuação, e-mail para contato, horário de funcionamento entre outras funcionalidades. É uma ótima forma de mensurar os colher dados e aplicar em novas estratégias de comunicação.

Como em qualquer ação de marketing, é preciso que haja um planejamento para cada ação a ser executada e quais os objetivos a serem conquistados. Mas também é importante ressaltar que algumas ações não são permitidas na comunicação e caso sejam descumpridas, podem trazer consequências para o sua clínica.

Essas são só algumas das várias possibilidades para você aproveitar utilizando o Whatsapp no seu consultório odontológico.