Marketing pessoal nas redes sociais é hoje uma realidade na vida de qualquer pessoa e não seria diferente com os Dentistas. Estar nas redes sociais não é mais uma opção, é uma obrigação para os profissionais que querem fazer a diferença nesse mercado. No Brasil, em 2017, temos mais de 72 milhões de perfis ativos só no Facebook, fora Instagram e Linkedin.
Ter uma presença nas redes sociais é muito mais do que simplesmente criar um perfil. É trabalhar esse perfil como um verdadeiro cartão de visitas digital e uma fonte real de atração de novos clientes.
E você? Como está nas redes sociais.
Planejamento. O segredo é esse.
Você já sabe que tudo nessa vida precisa de plano antes de execução. Essa regra é fundamental nas redes sociais. O marketing pessoal exige planejamento estratégico. Muita gente ao ouvir isso pensa que essa abordagem tira a espontaneidade do perfil e distorce as verdadeiras informações sobre a pessoa, porém isso é fundamental para o seu sucesso.
Os objetivos de uma campanha de marketing pessoal nas redes sociais
Qualquer ação de marketing pessoal nas redes sociais tem um objetivo claro divulgar quem é o profissional, dando uma prévia de quem é a pessoa, quais são suas habilidades e expertises, aspirações profissionais e o que vem sendo feito para alcançá-las. Basicamente, é o que fazemos quando estamos trabalhando uma campanha de marketing para um dentista. Portanto, basicamente, os objetivos de uma campanha de marketing pessoal nas redes sociais são:
- Promoção da marca pessoal nas redes sociais;
- Divulgação de trabalhos e realizações;
- Criar laços de relacionamento com outros profissionais.
Traçando estratégias de marketing pessoal nas redes sociais
Antes de sair por ai criando blogs e perfis, detalhe qual será sua estratégia de marketing pessoal nas mídias sociais. Minha sugestão inicial é que você defina o tipo de conteúdo que irá publicar, a linha editorial em cada rede social, a frequência de publicação e como será feita a interação com o público.
Lembre-se que cada uma das redes envolvidas no seu projeto tem uma linguagem específica, uma maneira única de se comunicar. O marketing pessoal no Facebook tem um formato específico e marketing pessoal no LinkedIn tem um formato e procedimentos completamente diferentes. São estratégias distintas para o mesmo fim, a divulgação da sua marca pessoal.
Para os profissionais de marketing digital isso soa, como algo bem comum, concordam? Pois é, marketing pessoal é isso ai, promover a marca Você.
Obviamente nossa campanha de marketing pessoal pode ter uma estrutura mais elaborada (Google Analytics no blog pessoal não é exagero), mas o essencial é estar bem estruturada para poder ser facilmente administrada, evitando as armadilhas do marketing pessoal na Internet, que são muitas. O importante é ter uma diretriz
Seu marketing pessoal nas redes sociais é uma verdadeira carta de apresentação, portanto, cuide bem dela.










