Com o avanço das redes sociais e fácil acesso a internet, as visitas ao consultório estão cada vez mais escassas e principalmente por conta da pandemia da Covid-19 que impede muitos de sair de casa . Seja por um vídeo tutorial que auxilia a “fazer o clareamento de forma caseira” ou “tratar a gengivite em casa”, a presença nos consultórios estão mais escassas, afastando a informação correta do tratamento adequado e podendo prejudicar a saúde bucal do paciente.
Também existem as pessoas que marcam as consultas e simplesmente não aparecem, deixando aquele buraco na agenda que poderia ser preenchido com outro atendimento. São inúmeros os fatores que podem prejudicar o funcionamento da sua clínica/consultório. Por isso é importante não só prospectar novos pacientes, mas também fazer com que os que já conhecem o atendimento e o ambiente voltem regularmente, proporcionando benefícios para os dois lados.
Por isso fazer um paciente retornar ao atendimento não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Mesmo que a conscientização também esteja crescendo, muitas pessoas ainda procuram os dentistas para realizar apenas um procedimento, nunca mais retornando ao consultório e nem mantendo uma regularidade. Por isso separamos algumas dicas que podem te auxiliar a atrair mais clientes e claro, fazer com que os que já estão sejam fidelizados!
Suas receitas aumentam
Por mais que pareça óbvio, a parte financeira é muito importante. Quando um paciente marca uma consulta e não aparece, o seu consultório não está perdendo apenas dinheiro como também tempo. Muitas vezes o motivo é simplesmente o esquecimento da consulta, situação que pode acontecer com qualquer um, mas que pode interromper o tratamento.
Para que isso não aconteça, em cada consulta lembre o paciente como é importante voltar regularmente para manter a saúde bucal em dia. Caso ele seja usuário de planos, reforçar que a mensalidade é paga mensalmente ele indo ou não a consulta, lembrar que aquele serviço será pago de qualquer forma e o melhor é continuar cuidando da saúde bucal. Sempre reforce o compromisso do paciente com a própria saúde!
Evite “buracos” na agenda!
Como mencionado anteriormente, esquecer do horário da consulta é algo comum que acontece com todos. Para evitar que isso seja frequente, utilize dos meios de comunicação para reverter o cenário. Na semana da consulta e também um dia antes, peça ao seu colaborador para enviar uma mensagem e também realizar uma ligação. Dessa forma, caso a pessoa não possa comparecer será possível encaixar outra no horário e não será prejudicial para nenhum dos lados. Manter o controle do retorno de cada paciente proporciona regularidade no atendimento e também demonstra ao paciente a importância que ele tem para o consultório e para a manutenção da própria saúde.
Contribua para a saúde do paciente
Não é só a receita da clínica que será beneficiada com a volta do paciente, a saúde bucal dele também irá ganhar e muito! Conscientizar o paciente sobre o retorno dele e mostrar os resultados irão gerar um grande benefício e impacto positivo na pessoa. O paciente verá como é importante cumprir o cronograma planejado e também a prevenir possíveis doenças quando retorna com frequência a clínica/consultório. Após cada atendimento, reforce os cuidados que devem ser tomados e também a próxima consulta, seja ela de rotina ou para continuação dos procedimentos.
Evite que o paciente procure a concorrência!
Não adianta reforçar o horário de cada consulta, ligar e lembrar se o paciente resolver ir para a concorrência. Diversos fatores podem gerar essa ação, mas os principais são: bom atendimento, ambiente agradável, autoridade e imagem pessoal, profissionalismo e muito mais. Não apenas o preço faz com que o paciente escolha a concorrência, mas principalmente a experiência. Ao final de cada atendimento, além de perguntar ao paciente como ele está se sentindo, peça ao seu colaborador que envie uma mensagem para saber se está tudo bem. Isso demonstra preocupação em saber o estado da pessoa. São os pequenos detalhes que fazem a diferença para atrair seu paciente!
Promova a fidelização
Com a correria diária e rotinas cada vez mais apertadas, os cuidados com a saúde tendem a ficar de lado. A procura por atendimento é apenas quando aparece alguma dor ou se existe um incômodo recorrente que não pode mais ser “postergado”. Ao realizar o controle do retorno e adotar estratégias de comunicação como envio de SMS, mensagem via Whatsapp ou ligação, o mesmo terá mais confiança no seu trabalho, além de se sentir responsável por manter a saúde em dia. O consultório será um local de visitas mais frequentes e confiabilidade, proporcionando bem-estar e até mesmo recomendações para que outros possam ser tratados com segurança e expertise.
Auxilia no crescimento da clínica
Mais pacientes na agenda, menos faltas e cada vez mais retornos periódicos ajudam a sua clínica a crescer! Dessa forma, você pode realizar mais investimentos não só na parte física como também em cursos de aperfeiçoamento para você e seus colaboradores. Com o crescimento da clínica é possível ampliar atendimentos e colocar mais profissionais ao seu lado, aumentando o número de consultas. Crescimento e satisfação para todos!
Controlar o retorno dos pacientes não é uma tarefa fácil. Além de organização é preciso contar com a ajuda dos colaboradores. Não é impossível realizar essa tarefa, mas caso ache complicado, procure o auxílio de softwares de gestão. Eles emitem alertas e auxiliam na organização de toda a informação. Além do mais, o maior motivo para o retorno de um paciente deve ser o seu trabalho e dedicação ao que realiza, mostrando não só resultados excelentes como também bom-humor e amor a profissão. As suas atitudes fazem a diferença!












