Construir um negócio de sucesso não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas ao verem simplesmente “tudo pronto”, não imaginam que por trás de cada tarefa bem executada existe horas de estudos, dedicação e tarefas realizadas com muita atenção. E essa é a realidade de muitos dentistas, quem além de atuarem nos atendimentos também são os gestores de suas clínicas, cuidando de todos detalhes.
Além disso, na hora do aprendizado na faculdade, matérias de como gerir o próprio negócio, além de técnicas e estratégias de empreendedorismo não são ensinados, forçando que o profissional tome frente e administre a clínica com um conhecimento em gestão empresarial que não foi ensinado anteriormente. São desafios como esses que colocam em xeque a capacidade de fazer o negócio prosperar. Mas como enfrentá-los?
Os desafios começam quando o dentista não tem saldo inicial para contratar alguém para auxiliar nas tarefas administrativas. Em muitos casos, alguns dentistas deixam de atender o paciente para administrar o seu próprio negócio, desviando totalmente da profissão ao qual escolheram seguir carreira, gerando frustração e desânimo. A rotina passa a ser dividida entre atendimentos e demandas da própria gestão. E diversas outras tarefas aparecem e consomem muito tempo e energia!
Uma delas é o controle financeiro, calculando todos os gastos, lucros e reservas para o funcionamento da clínica. São tantos detalhes que podem deixar qualquer pessoa estressada! Por isso separamos algumas dicas que podem te auxiliar a melhorar o seu desempenho como dentista-gestor, sem causar estragos ainda maiores na saúde mental, otimizando o tempo e ganhando resultados!
Planeje o seu tempo
O primeiro e principal fator para auxiliar na gestão é planejar o tempo. É fundamental ganhar tempo para realizar mais atendimentos sem se esquecer da gestão. Por isso, existem softwares com valor acessível que auxiliam com facilidade a organização das atividades manuais. Que tal automatizar tudo e não ter que se preocupar onde estão todos dados e papéis? A tecnologia deve ser sua aliada a cumprir não só a sua agenda como também ter mais agilidade ao acessar as informações do paciente, além de dar aquela ajuda na hora de realizar a gestão financeira!
Conte com ajuda
Não tenha medo de pedir ajuda aos seus amigos! Todos temos uma facilidade em alguma área e com certeza algum amigo estará disposto a te auxiliar. Seja nas estratégias de marketing ou como melhorar a área administrativa, um bom amigo irá te dar os toques necessários para continuar a gerir o seu negócio. Confie em quem está do seu lado e não deixe de tirar dúvidas sempre que possível. Que tem um bom amigo, tem tudo!
Realise a análise SWOT
Ao clicar nesse link você pode acessar o nosso texto que ensina sobre a análise SWOT. Essa técnica vem do inglês e cada letra tem um significado adequado ao mercado: (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats). No Brasil ela também é conhecida como análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) e aplicá-la pode fazer a diferença no seu negócio. Ela auxilia a ver as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, tanto do seu negócio como também do concorrente, o que possibilita que você tenha uma visão mais crítica não somente do seu consultório como também da sua gestão.
Não tenha medo de errar
Talvez o maior medo e desafio seja aquele de não tentar errar, o que é impossível ao tocar um negócio, principalmente uma clínica. Para conhecer a rotina de um dentista-gestor você precisará praticar, conciliar seu dia com o atendimento do paciente e com a administração do consultório/clínica odontológica. São as tentativas e erros que vão te proporcionar experiência e bagagem para alcançar o sucesso. Não tenha medo de arriscar!
Caso não seja possível contratar alguém de imediato que possa auxiliar no dia a dia da gestão da clínica, separe um tempo para estudar sobre, olhando os erros e acertos de quem tentou antes de você. Ser um dentista-gestor não é fácil, mas te auxilia a ter controle de tudo e olhar mais crítico sobre cada detalhe. Os desafios nos fazem melhores e maiores, e o sucesso da sua clínica está mais próximo do que imagina. Com persistência e dedicação você pode alcançar o sucesso, não desista!
E não se esqueça: mais dicas sobre gestão de clínicas odontológicas é aqui em nosso blog! Compartilhe essa ideia!













