Com o avanço das tecnologias e o conhecimento cada vez mais acessível, os sites de busca estão sempre sendo consultados para diversos assuntos. Seja no ramo da beleza, culinária, aprendizado ou até mesmo saúde, o crescimento e disseminação da informação é em tempo real. Isso afeta todas as áreas, principalmente a da saúde bucal.

O Brasil está cada vez mais tecnológico e isso afeta diretamente o comportamento das pessoas diante da internet. Segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), só em 2019 o país teve mais de 230 milhões de smartphones ativos, o que resulta em média 2 smartphones por pessoa.

Além disso, o acesso a internet também cresceu. Segundo o IBGE, 79,9% da população possui acesso a conexão, seja por notebook, computador, tablet ou smartphones. A informação nunca esteve tão próxima e também “ameaçadora” como antes. Com isso, a jornada digital é cada vez mais frequente em todos os meios.

Mas afinal, o que é jornada digital? Esse termo principalmente usado na área da saúde e marketing, também conhecido como “jornada digital do paciente” reúne todas as etapas e as experiências que o paciente passa quando cuida da saúde, seja de forma preventiva ou corretiva. Como mostrado anteriormente, o avanço da área tecnológica é cada vez mais abrangente e isso também muda o comportamento das pessoas. Ao sentir uma dor ou incômodo, a primeira opção é procurar informações justamente na internet, mesmo que muitas sejam incoerentes.

E mesmo ao buscar ajuda profissional, o paciente analisa as opções que possui, tanto os custos como também as dúvidas que surgem. Esse caminho é complexo pois implica em mudanças de hábito, engajamento do paciente em tratamento adequado e contínuo, além do esforço em desmistificar todas as soluções incríveis que aparecem nas redes. É necessário encontrar formas de compreensão e engajamento com o usuário.

Outro fato importante é que as informações encontradas durante a jornada digital do paciente podem auxiliar na identificação de pontos críticos de intervenção na melhoria dos resultados referentes à saúde. A jornada é individual, pois cada um utilizou de uma fonte para saber os seus sintomas. Além disso, não se trata apenas de marcar uma consulta e ser atendido, e sim de fases de conscientização individual que melhoram o todo.

 

Fases da jornada do paciente:

1. Fase do diagnóstico
A primeira fase é identificada pela descoberta, onde o paciente faz um “auto diagnóstico” pesquisando pelos sintomas que está sentindo e identifica uma possível doença.

2. Fase do acesso
Na segunda fase o usuário pesquisa por instituições de saúde, profissionais para realizar o atendimento, como encontrar, se possui convênio ou não, se é um tratamento gratuito ou como serão os custos.

3. Início do tratamento
Talvez uma das fases mais importantes, é nessa que o paciente esclarece suas dúvidas sobre os sintomas, remédios e tratamentos prescritos além de aspectos de comportamento do profissional, humanização, cordialidade e também o profissionalismo. Todo o atendimento é avaliado.

4. Fase do engajamento
Além de lembrar o paciente que o tratamento é contínuo mesmo com a melhora aparente, nessa fase as recomendações são mais recorrentes. As redes sociais podem receber tanto elogios como críticas e é importante ficar atento não só na saúde bucal como também no que é dito do seu trabalho e principalmente comportamento profissional.

 

Mas qual é a importância de acompanhar essa jornada?

Em um mundo cada vez mais volátil e interativo, é preciso ficar atento à essa jornada para saber com agir de forma eficiente e rápida. É importante perceber que ao entender essa trajetória, existem muitas barreiras de conversão que podem atrapalhar o procedimento final. Entre informações desconexas, receitas caseiras infalíveis e tratamento no atendimento, o profissional deve avaliar todo o seu processo e acompanhar de perto o seu negócio, principalmente o funil de vendas (termo do marketing digital).

Como no funil, a maior parte está concentrada no topo (fase do diagnóstico) e vai restringindo a passagem ao longo do caminho, de forma que cada vez menos pessoas cheguem até o fim (fase do engajamento) no atendimento e fidelização.

É importante traçar uma estratégia não só offline como online para que cada vez mais pessoas recebam não só o seu conteúdo institucional como também aquele que pode ser a chave para a fidelização do cliente. Nesse momento você pode utilizar as redes sociais para mostrar como nem tudo que é apresentado é efetivo e pode prejudicar principalmente a saúde bucal do paciente.

As receitas “milagrosas” podem causar severos danos e até mesmo irreversíveis em alguns casos. Use a tecnologia ao seu favor para trazer cada vez mais pessoas e concluir a jornada digital do paciente de forma assertiva e o melhor, fidelizando cada vez mais clientes para o seu negócio.

Gostou do post? Curta, compartilhe e continue por dentro das novidades.