Este Sistema de Registro para autoclaves a vapor foi elaborado para trabalhar em conjunto com a linha de indicadores químicos Clean Test.

Lembramos, porém, que embora os indicadores químicos Clean Test sejam bastante eficientes na detecção de falhas de ciclo, não substituem a verificação rotineira com indicadores biológicos.

Os indicadores químicos CLEAN TEST devem ser utilizados em todos os ciclos de esterilização para que haja garantia de eficiência e eficácia do processo.

Siga as instruções de uso do manual do seu equipamento e faça os registros corretamente de seus resultados na Folha de Registros.

A utilização dos indicadores químicos é necessária para monitorar o funcionamento da sua autoclave, analisando todos os parâmetros internos do equipamento.

Caso o indicador químico não tenha alteração, conforme indicação do produto, a carga deve ser descartada e esterilizada novamente após uma análise técnica em sua autoclave.

Lembre-se que o uso dos indicadores químicos não elimina a utilização dos testes biológicos. Garanta a eficácia dos seus processos de esterilização utilizando os produtos CLEAN TEST, que a mais de 10 anos investe em pesquisa e desenvolvimento para oferecer os melhores produtos do mercado na linha de Biossegurança.

Todos os produtos da linha CLEAN TEST seguem as normas e exigências da ISO11140 e ANVISA, possuem garantia de funcionamento e serviço de atendimento ao consumidor (SAC).

O processo de esterilização realizado de forma correta, monitorado com produtos de qualidade, garantem a sua segurança, de sua equipe e de seus clientes.

Valorize a Vida, use os produtos CLEAN TEST.

As folhas de registros que seguem possuem espaços para documentar até 25 ciclos de esterilização. Este documento encontra-se logo abaixo para livre impressão.

 

Nome da instituição/Consultório Identificação da Autoclave Operador / Responsável pela monitoração

 

 

Por que testamos a eficácia do processo de esterilização a vapor?

Precisamos nos certificar de que o resultado do processo está em um nível aceitável de segurança de esterilização.

Segundo a prática recomendada pela Associação para o Melhoramento da Instrumentação Médica (AAMI), Esterilização a vapor e garantia de esterilização em instituições de cuidados da saúde, ANSI/ AAMI ST46: 2002, o uso de um simples indicador de processo Tipo 1 (Fita para autoclave CLEAN TEST) nos ajuda a identificar se o dispositivo médico esteve exposto ao processo de esterilização e nos ajuda a distinguir os objetos processados dos não processados.

A questão deste “teste” é que o mesmo é limitado, porque este indicador químico mede somente uma parte da informação que precisamos conhecer.

Portanto, não temos suficiente informação para determinar se o processo de esterilização foi eficaz.

TIPO 04 - À prática recomendada pela AAMI ST46:2002 é uso dos INDICADORES QUÍMICOS (IQs) Tipo 4 CLEAN TEST, de parâmetros múltiplos.

Estes “estão projetados para reagir a dois ou mais dos parâmetros de esterilização críticos e indicam exposição a um ciclo de esterilização nos valores estabelecidos dos parâmetros escolhidos”.

Os INDICADORES QUÍMICOS (IQs) Tipo 4 CLEAN TEST são utilizados para determinar se o agente esterilizante penetrou de forma satisfatória em cada pacote, bolsa ou bandeja, porém podem não ser eficientes à detecção do vapor superaquecido, úmido ou baixos níveis de ar.

TIPO 05 - Os INTEGRADORES CLEAN TEST - Tipo 5 - são significativamente melhores que outros indicadores químicos.

Podem ser do estilo “frente móvel” (VAPOR LINE), ou uma fita de papel com uma tinta que muda de cor (INTEGRADOR CLEAN TEST).

Estes são os indicadores químicos mais efetivos.

A prática recomendada no AAMI ST46:2002, estabelece que “os Indicadores Integradores estão projetados para reagir a todos os parâmetros críticos dentro de uma categoria de ciclos de esterilização específica e, o seu desempenho é correlacionado com o desempenho do Indicador Biológico sob as condições de uso na etiqueta”.

Os IQs de parâmetros múltiplos (MULTIPARÂMETRO CLEAN TEST) e os IQs integradores (INTEGRADOR CLEAN TEST) proporcionam mais informação sobre o processo que os indicadores de parâmetro único.

Os resultados dos Indicadores INTEGRADORES CLEAN TESTClasse 5 - podem servir como base para liberar os objetos processados, excluindo implantes.

 Estes indicadores devem ser usados dentro de um pacote apropriado de difícil verificação (Envelopes/Bobinas e Teste desafio tipo Helix PCD CLEAN UP).

O uso de INTEGRADORES CLEAN TEST - Classe 5 - não substitui o uso de indicador biológico para testes de rotina, liberação de implantes e testes de eficácia do esterilizador.

TIPO 06 : O EMULADOR CLEAN TEST monitora todos os parâmetros críticos do processo de esterilização e não reage até que 95% do tempo de ciclo seja concluído.

Só podem ser utilizados em autoclaves que possuam dinâmica de remoção de ar ciclo de esterilização a vapor, sistema pré-vácuo. Salvo exceções, este produto é destinado a autoclaves hospitalares.

Teoricamente, a certeza da esterilização pode aproximar-se de 100%, mas nunca o alcança.A validação do processo deve residir na dificuldade do sistema para superar esses testes com um maior grau de informação, permitindo-nos aplicar esses dispositivos médicos no próximo paciente.

Lembre-se, a meta de um processo de esterilização não deve ser “aprovar o indicador”; a meta de um indicador deve ser “determinar se o processo de esterilização foi efetivo”.