Existe uma certa mística que Dentistas e outros profissionais da área de saúde não podem fazer marketing. Bom, mas o que é marketing afinal?
Em inglês, market significa “mercado”, e por isso o marketing pode ser compreendido como criar mercado ou criar ambiente favorável as vendas.
Porém marketing significa mais que vender, porque a venda é um processo de sentido único. O marketing é um processo com dois sentidos. A venda se apoia em ações de curto prazo. O marketing é uma atividade a médio e longo prazo. O objetivo final é assegurar a obtenção do maior benefício possível. No marketing são aplicados conhecimentos avançados a respeito da prospecção de mercados e a sondagem de opiniões.
Que tal pensar no marketing como uma filosofia? Uma postura mental, uma atitude, uma forma de conceber as relações de troca. Marketing também é uma técnica: um modo específico de executar uma relação de troca (ou seja, identificar, criar, desenvolver e servir a procura). O marketing pretende maximizar o consumo, a satisfação do consumidor, a escolha e a qualidade de vida.
PORTANTO, O marketing pessoal para DENTISTAS é um conjunto de estratégias e ações que visam melhorar a sua imagem no ambiente de trabalho. Aqui, não importa apenas a aparência, mas também comportamentos, atitudes, networking e preparação. Marketing pessoal é quando o dentista consegue utilizar suas habilidades e qualificações para se diferenciar, alavancar sua carreira, desenvolvendo uma marca pessoal, única e exclusiva.
Segue agora 8 dicas para fazer marketing pessoal e melhorar seus resultados.
1 – Defina seu objetivo
O primeiro passo é definir qual será o seu objetivo imediato (por exemplo, ser reconhecido por uma nova técnica). A partir disso, trace os passos necessários para atingi-lo.
2 – Melhore suas habilidades de comunicação
A habilidade de comunicação será necessária para qualquer objetivo traçado. Monitore-se para se expressar corretamente no ambiente de trabalho e, principalmente, de forma clara, evitando gírias. Não exagere nos jargões específico na sua área de atuação, busque dominá-lo e utilizá-lo corretamente em sua fala.
3 – Qualifique-se
Seja para conquistar novos clientes é preciso sempre se mostrar muito qualificado. Se necessário, invista em cursos específicos da sua área de atuação. O mercado está cada vez mais competitivo e você precisará ter, além das qualificações comportamentais, qualificações técnicas sólidas para se destacar e atingir seus objetivos profissionais.
4 – Cuide do seu visual
Para trabalhar o seu marketing pessoal não é preciso, necessariamente, investir em roupas de grife, mas sim cuidar da aparência e da higiene. As mulheres precisam cuidar da maquiagem, que deve ser utilizada de forma discreta e sem exageros. O mesmo vale para o perfume, que não deve ser muito forte. Roupas não devem ser curtas ou muito decotadas. Os homens devem ter a aparência impecável, com ou sem barba.
5 – Seja simpático e empático
Dar bom dia, sorrir para as pessoas e ser prestativo são modos de demonstrar simpatia, de ser lembrado e de trabalhar o seu marketing pessoal. Ao se colocar no lugar do outro, você estará sendo empático e isso poderá ajudá-lo a entender melhor as pessoas e a ter novas ideias para resolução de problemas.
6 – Cuide de sua imagem virtual
O marketing pessoal hoje está muito ligado à imagem virtual que temos. Os clientes, verificam os perfis dos dentistas nas mídias sociais. Tenha cuidado com o tipo de postagem que você fará, evite compartilhar fotos ou informações muito pessoais. Utilize esse espaço para compartilhar cursos que você tenha feito ou artigos interessantes de sua área de atuação. Deixe as mídias sociais falarem bem de você.
7 – Seja comprometido
O comprometimento é um item básico, mas muitos profissionais acabam pecando nesse aspecto, desde o comprometimento com o horário até com prazos de tarefas a serem entregues. Mostre que você é comprometido com os objetivos de seu cliente.
8 – Faça networking
Trabalhe e amplie a sua rede de relacionamentos – ela tem uma grande importância para a vida profissional e é imprescindível para que seu marketing pessoal mostre resultados. Relacione-se com pessoas de sua área de atuação ou da área na qual você gostaria de trabalhar. Participe de eventos como palestras, cursos e seminários. Troque cartão de visitas. Ajude sua rede quando possível e mantenha sempre contato. Isso fará com que você seja lembrado e indicado para futuras oportunidades.
Então, agora que você já entendeu, é hora de colocar em prática.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos.












