O primeiro contato com o dentista nem sempre causa conforto e segurança. Imagine só para as crianças? É importante saber lidar com os pequenos, que desde cedo precisam de atenção aos dentinhos que estão nascendo e também aos que estão caindo.

Os cuidados odontológicos devem ser durante toda a vida e oferecer excelência no atendimento às crianças, não é mais um diferencial. Por isso a Odontopediatria é o ramo da Odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. São esses profissionais que são responsáveis pela precaução e higiene da boca de bebês, crianças e também das gestantes.

Outros aspectos que devem ser levados em consideração. Por isso, separamos algumas dicas para um bom atendimento na odontopediatria!

 

Tenha um ambiente adequado

Mesmo que as crianças não entendam a influência das cores em uma decoração, elas ficam felizes e sentem quando estão em um ambiente preparado para elas.Já os pais vão perceber que você teve o cuidado de preparar um espaço para que as crianças sintam-se mais à vontade.

Enfeite as paredes com quadros e pôsteres com temáticas infantis, coloque prateleiras com elementos que possam passar tranquilidade como ursos, bonecas, lâmpadas com formatos divertidos.

Tenha também uma mesa adequada às crianças e disponibilize livros, gibis, lápis de cor, além de uma música tranquila e com volume baixo. A tranquilidade deve ser passada em todos os aspectos, invista!

 

Prepare a sua equipe

Além de um ambiente adequado, seus colaboradores também devem estar preparados para receber as crianças. As crianças não possuem controle sobre suas emoções e muitas vezes não conseguem dizer o que estão sentindo.

Pode acontecer de uma criança chegar mais nervosa, com medo ou até mesmo chateada por estar ali. É importante que o colaborador saiba como lidar, cumprimentando a criança, mostrando os livros novos que chegaram e incentivando que ela interaja com o ambiente preparado para ela.

Além da criança sentir-se mais confortável, os pais percebem a atenção que o colaborador transmite, sentindo-se mais seguros e também calmos.

 

Chame a criança pelo nome

Quando usamos o nome das pessoas para nos comunicarmos o cérebro inconscientemente diz que vocês já se conhecem, o que torna o relacionamento com o paciente mais humano e próximo. Se essa ação faz diferença para os adultos, imagine com as crianças?

Ao chamá-la pelo nome você quebra essa barreira, criando confiança e também curiosidade. Espere perguntas como “como você sabe o meu nome?” ou “mamãe ele sabe o meu nome!”. A criança terá mais segurança em entrar no consultório e realizar o atendimento.

 

Tente amenizar o medo que a criança sente

Atender crianças pode ser um desafio principalmente pelo barulho do “motorzinho” e também como a imagem do dentista é passada nas animações. Além do nervosismo da criança, os pais também ficam ansiosos, com receio que o filho não adeque-se a nova experiência e até mesmo fique traumatizado. Mas como amenizar esse medo?

Faça contato visual com a criança, ficando no mesmo nível que ela;
Sorria sempre;
Se a criança estiver com um brinquedo, fale sobre ele;
Fale o que você pretende fazer de forma simples e objetiva, sem termos técnicos para que a criança entenda;
Use a contagem para que a criança saiba que o procedimento está chegando ao fim;
Tenha versões mais divertidas dos instrumentos de trabalho;
Dê opção de escolha a criança, como cor do creme dental, da escova de dentes, etc.
Brinque nos momentos certos
Que tal contar uma história a criança enquanto realiza o procedimento? Ou também cantar músicas infantis e fazer brincadeiras como cócegas? Não deixe de fazer brincadeiras com o paciente, respeitando o seu espaço e também a sua forma de interação. Mas, atenção! É importante que as brincadeiras sejam feitas em momentos corretos.

Na hora de dar aquele “pequeno puxão de orelha” por falta de escovação adequada, não hesite. A criança deve saber que você é um bom amigo para brincar mas também que está ali para cuidar dos dentinhos.

 

Motive a criança no fim da consulta

Valorize o pequeno paciente também pelo seu comportamento! Ao fim de cada consulta, elogie a sua postura, forma que está cuidando dos dentinhos. Motive a criança a sempre voltar, ressaltando como ela ficou de boca aberta durante o atendimento, além de fazer a escovação de forma correta.

Se você tiver kits de escovação, dê a criança, além de itens que lembrem como a consulta foi legal, como brinquedos e também adesivos. Dessa forma, a criança sempre irá querer voltar e não terá medo na próxima consulta.

Como todos nós, as crianças podem sentir-se inseguras ao visitar o dentista. Com o tempo, esse sentimento irá mudar e ela compreenderá que o dentista é amigo e está ali para auxiliar na saúde bucal.

Trabalhar com crianças pode trazer momentos de leveza e descontração, como novidades de um novo desenho ou até mesmo na escola. Dedique-se a Odontopediatria e auxilie não só na saúde como também na desconstrução que o dentista é “mau” e sim um amigo para toda a vida.