Imprevistos acontecem e podem ocasionar em desistências ou até mesmo faltas inesperadas. Reduzir essa ausência deve ser um dos principais objetivos de todo o dentista, que poder ter o seu faturamento prejudicado comprometendo a receita do consultório/clínica.
Manter um negócio hoje em dia não está fácil. São inúmeros os compromissos financeiros que são feitos para que o atendimento seja realizado. Ao receber o seu paciente, além da sua hora de trabalho que é muito valiosa, custos como aluguel, IPTU, energia, água, internet, funcionários e outros, são lançados diariamente em sua planilha de gastos.
Quando um paciente falta a consulta sem aviso prévio, o tempo ocioso que ele deixou infelizmente é um gasto que o profissional terá que arcar. Além desses gastos, o tratamento também fica prejudicado, já que aquele tempo antes previsto é adiado, gerando insatisfação também no paciente. Mas por quê os pacientes faltam? Essa pergunta nem sempre é simples de ser respondida.
Existem diversos motivos que levam o paciente a faltar à consulta. Desde o esquecimento a problemas financeiros. Com o cotidiano cada diz mais corrido, esquecer de algum compromisso infelizmente faz parte da realidade. Agora a inadimplência com o consultório pode levar à falta, medo e vergonha que o paciente pode sentir de ser cobrado em público.
É importante entender cada fator e minimizar os prejuízos que a falta no atendimento pode gerar. Mas como evitar recorrentes faltas no consultório? Separamos algumas dicas que podem te auxiliar!
Compromisso é tudo
Muitas pessoas não gostam de esperar mas não se incomodam de deixar os outros esperando. Isso pode acontecer tanto com o paciente como também com o profissional. Dê o exemplo para que o paciente não se acostume a chegar sempre atrasado. Claro que imprevistos acontecem com todos, mas quando o atraso é recorrente já começa a incomodar.
Atenda sempre seus pacientes na hora marcada, comunicando o tempo tolerável de atraso a todos. A partir que esse horário extrapolar, não atrase os horários dos outros pacientes. Realize o atendimento normalmente e comunique que os procedimentos realizados no dia só foram aqueles devido ao horário.
Dessa forma, o paciente terá consciência que ao se atrasar, o resultado do tratamento pode muitas vezes demorar mais que o previsto.
Use a tecnologia ao seu favor
Com as redes sociais e a comunicação cada vez mais velozes, usar a tecnologia ao seu favor pode reduzir e evitar as faltas no consultório. Ao preencher os dados do paciente, solicite os contatos e os utilize, enviando lembretes sobre a consulta. Seja sms, mensagem via aplicativo ou também mensagens para o e-mail, é importante lembrar ao paciente que ele terá consulta tal dia e horário, evitando que o mesmo perca a data ou se atrase.
Confirme com antecedência
Nada adianta ter a tecnologia ao seu favor se ela não for utilizada. A boa e tradicional ligação também podem auxiliar na hora de confirmar a consulta. Solicite aos seus colaboradores que confirme a consulta com antecedência. Nada adianta lembrar no dia anterior ao final do dia se o paciente pode ter se esquecido e querer desmarcar. Ligue em horários que são propícios e mais fáceis de encontrar o paciente. Seja no início do dia, no almoço ou após o mesmo, sempre confirme a consulta antecipadamente.
Tenha colaboradores bem treinados
Ao ter uma equipe bem treinada, seus colaboradores estarão atentos a agenda e confirmação dos horários. Caso algum paciente ainda não tenha dado o retorno da confirmação seja via sms, mensagem rápida, ligação ou e-mail, cabe ao colaborador confirmar o horário agendado via telefone.
Se o paciente por algum motivo necessita trocar o horário, seja antecipar ou adiar, também é responsabilidade do colaborador manter agenda sempre atualizada e o principal, com os horários completos.
Fidelize o paciente
Ao atender bem o seu paciente, ele sempre terá satisfação ao comparecer às consultas. Ofereça um atendimento personalizado e mostre a evolução no momento da consulta com fotos ressaltando os resultados já adquiridos. Ao fazer da sua consulta um momento agradável e com benefícios, o paciente se sentirá à vontade e terá prazer sempre ao se consultar com você e irá retornar.
Ofereça opções de renegociamento da dívida
Um dos motivos que também ocasionam muitas faltas é a inadimplência. Por diversos fatores o paciente deixa de realizar o pagamento e compromete não só a própria saúde bucal como também a receita do consultório. Para que ambos não saiam prejudicados, procure entender o motivo da falta de pagamento e ofereça formas para que a dívida seja quitada.
Assim, o paciente irá ver que você se preocupa não só com o recebimento como também com o tratamento, que pode ser prejudicado devido às faltas que estão ligados a esse fator, que pode ocorrer com qualquer um.
Faltas podem ocorrer mas quando frequentes, causam desconforto a todos. Com sua equipe, procure sempre novas formas de evitar que essa prática seja recorrente. Também solicite ao paciente um feedback do horário. Procure o entender o motivo de atrasos e faltas e otimize o tempo do atendimento. Se colocar no lugar do outro pode trazer ótimos resultados e evitar faltas no consultório!













